
Ao menos 20 estados e a capital, Washington, D.C., decretaram estado de emergência
Subiu para 30 o número de mortos em decorrência da tempestade de inverno histórica que atinge os EUA há três dias. Os dados foram atualizados pelas autoridades no fim da noite de ontem (26).
Mais de 500 mil residências seguem sem fornecimento de energia em diferentes regiões do país. A tempestade também provocou o cancelamento de voos e a suspensão de aulas em diversos estados.
Ao menos 20 estados e a capital, Washington, D.C., decretaram estado de emergência. O frio atinge cerca de dois terços do território norte-americano.
Segundo autoridades meteorológicas, a nevasca histórica é provocada por uma deformação do vórtice polar, massa de ar que normalmente permanece sobre o Polo Norte, mas avançou para o sul.
Em áreas de Minnesota e Wisconsin, o Serviço Nacional de Meteorologia registrou temperaturas de até -30,6°C na madrugada de hoje (27), com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos intensos.
As baixas temperaturas têm causado mortes por hipotermia e acidentes, incluindo ocorrências envolvendo trenós e equipamentos de remoção de neve.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 30 centímetros de neve se acumularam ao longo de uma faixa de 2,1 mil km, do Arkansas à Nova Inglaterra.
O fornecimento de energia no país começou a ser restabelecido, mas, até o início de hoje (27), 554.621 residências ainda estavam sem eletricidade.
