Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Caiado já chamou Kassab de “cafetão do Planalto” em postagens nas redes
Publicado em 29/01/2026 14:37
Últimas Notícias

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, publicou em 2015 uma série de mensagens nas redes sociais com críticas diretas a Gilberto Kassab, atual presidente nacional do PSD. As postagens voltaram a circular após Caiado anunciar, em 2026, sua filiação ao partido.

Em uma das publicações, Caiado escreveu: “Kassab é o cafetão do Planalto. Agiu assim com o PSD e agora com o PL.”

Em outra mensagem, afirmou: “Constrangimento é a lista de crimes de Kassab, que transforma a política em negociata, corrupção e fraude eleitoral.” As críticas de Caiado a Kassab foram durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

À época, Kassab ocupava o cargo de ministro das Cidades e mantinha o PSD formalmente alinhado ao governo federal, garantindo apoio político ao Planalto em meio à crise econômica e ao avanço das investigações da Lava Jato.

Então senador pelo DEM e um dos principais nomes da oposição ao PT, Caiado passou a acusar Kassab de sustentar o governo em troca de cargos e influência. Foi nesse contexto que o goiano utilizou expressões como “cafetão do Planalto” e afirmou que Kassab transformava a política em “negociata”.

O então senador também publicou na época: “É tanto constrangimento que os paulistas não votam em Kassab, homem sem posição, de caráter líquido, que se molda ao formato do poder. Pessoas de ‘caráter líquido’ como KASSAB que se moldam a vontade do Governante de plantão chegam a Ministro, é o atestado de óbito do Gov PT.”

Na noite de terça-feira (27), o governador anunciou sua filiação ao PSD, deixando o União Brasil. O anúncio foi feito em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado dos governadores Ratinho Junior (PR) e Eduardo Leite (RS), ambos filiados à sigla.

“Ao lado desses dois colegas, governadores muito bem avaliados, nós iremos disputar essa eleição em 2026. Aqui não tem interesse pessoal, aquele que for escolhido, o que sair daqui candidato terá apoio dos demais”, disse Caiado.

No vídeo, os três afirmaram que o partido definirá, nos próximos meses, quem será o candidato à Presidência da República. Eduardo Leite afirmou que o grupo busca um projeto nacional. Ratinho Junior destacou a união dos governadores em torno de uma proposta comum.

Após o anúncio, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que há um acordo entre Caiado, Ratinho Junior e Eduardo Leite para a disputa presidencial. “Foi feito um acordo. No início de abril, o PSD vai escolher o melhor candidato. Será um dos três”, declarou.

Segundo Kassab, os três governadores devem renunciar aos cargos no início de abril para se tornarem aptos a disputar o Palácio do Planalto.

Em nota, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, afirmou respeitar a decisão de Caiado e destacou sua atuação em áreas como responsabilidade fiscal, segurança pública e agronegócio.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!