Pela primeira vez em 180 anos, a Romaria de Trindade deverá ser acompanhada pelos meios digitais e não terá presença física dos fiéis nas celebrações. A decisão ocorre por causa da pandemia do novo coronavírus e foi anunciada nesta sexta-feira (15) após reunião entre os responsáveis pelo evento religioso, Prefeitura do município, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil.
De acordo com o comunicado emitido pela Associação dos Filhos e Filhas do Pai Eterno (Afipe), a Romaria acontecerá entre os dias 26 de junho a 5 de julho, mas deverá ser acompanhada pela televisão, rádio e internet. Será possível utilizar o Portal Pai Eterno, redes sociais da Afipe e do Padre Robson de Oliveira, TV Pai Eterno e o aplicativo do canal de televisão.
A Romaria do Divino Pai Eterno é o segundo maior evento religioso do País e atrai mais de 3 milhões de romeiros durantes os dez dias de festividades. A nota destaca que houve um consenso de todos que essa decisão é essencial para garantir a saúde dos romeiros e dos moradores da cidade.
Ainda não há informações sobre a programação da Romaria. Nenhuma celebração será aberta ao público. Nos próximos dias, a Paróquia Divino Pai Eterno (Igreja Matriz) e o Santuário Basílica se reunirão para decidir os detalhes de quais e como serão realizadas as festividades e novenas.
Joao Paulo Alexandre
Do Mais Goiás | Em: 15/05/2020 às 17:56:31