Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
RJ terá ‘lockdown’; para circular na rua, só com autorização
Últimas Notícias
Publicado em 08/05/2020

Em ofício enviado pelo governo do estado ao Ministério Público do Rio, na noite de quinta-feira, o governador Wilson Witzel afirma que já está sendo elaborada a proposta de lockdown no Rio a fim de combater o avanço do novo coronavírus ao contrário do seu discurso dos últimos dias em relação ao bloqueio total. Nela, constam o bloqueio de estradas; a criação de uma autorização para as pessoas circularem nas ruas; e a proibição de carros particulares nas vias, com algumas exceções.

 

Em nota, o governo afirma que as propostas servem para subsidiar uma possível adoção de medidas mais restritivas de isolamento. Não há determinação de prazo para implementação das medidas previstas.

 

Witzel admite, no documento, que a rede de saúde estadual está muito próxima ao colapso total. E acrescenta que a criação de hospitais de campanha (nove no total) não tem sido suficiente para atender a demanda diante do aumento descontrolado de casos. Segundo os números de quinta-feira, 1.176 pacientes aguardam na fila por um leito de enfermaria ou de UTI na capital.

 

Até pouco antes do envio do ofício ao MP, divulgado pela entidade na quinta-feira à noite, o governador se demonstrava contrário à implementação do lockdown por decreto estadual. Ainda na tarde da quinta-feira, Witzel, no entanto, dissera que o lockdown ficaria a cargo dos municípios, apenas com apoio do estado, incluindo a segurança pública. Em nota, o governador reforçou que “o estado decretou medidas de restrição e distanciamento social para todo o Rio de Janeiro. Tais medidas foram renovadas até o dia 11 de maio”.

 

Na quarta-feira, em sua página no Twitter, o governador havia ressaltado que as medidas tomadas desde março já se aproximavam de um lockdown e que poderiam ser reforçadas.

Agência O Globo

Agência O Globo

Do Agência O Globo | Em: 08/05/2020 às 13:38:41

Comentários
Comentário enviado com sucesso!