
Petista defende “voltar à normalidade” nas relações entre Brasil e EUA
Durante agenda oficial no Panamá, Lula (PT) afirmou que pretende se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, no início de março. Segundo o petista, o encontro busca “voltar à normalidade” nas relações entre os dois países.
“O Brasil e os Estados Unidos são as duas principais democracias do Ocidente. Acho que é importante que dois chefes de Estado conversem olhando um no olho do outro para discutir boas relações”, afirmou Lula ontem (27).
O presidente também comentou a situação política da Venezuela e defendeu a soberania do país, após a captura do agora ex-ditador Nicolás Maduro pelos EUA. Ele pretende conversar nos próximos dias com Delcy Rodríguez, ditadora interina venezuelana, mas ressaltou que a solução para a crise no país não deve vir de interferências externas.
“Quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano. Não será o Brasil, não serão os Estados Unidos”, declarou Lula. O petista afirmou ainda esperar que Delcy “dê conta do recado” à frente do país.
Segundo Lula, os dois já conversaram duas vezes desde os acontecimentos envolvendo Maduro, mas sem detalhar o teor dos diálogos. “Ela estava muito preocupada com os acontecimentos, que eram muito recentes”, afirmou.
