
São mais de 840 mil pessoas sem energia e milhares de voos foram cancelados
Uma grande tempestade de inverno que avança por grande parte dos EUA já deixou 13 mortos, segundo a agência de notícias Associated Press (AP). A nevasca já causou, por todo o país, cancelamentos de voos, quedas de energia e pedidos para que moradores permaneçam em casa por precaução.
Considerada por meteorologistas uma das piores tempestades de inverno das últimas décadas nos EUA, a frente de frio provocou nevascas intensas e acúmulo de gelo, com consequências potencialmente “catastróficas”, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês).
“Os impactos da neve/chuva congelada persistirão pela próxima semana, com ondas de recongelamento que manterão as superfícies geladas e perigosas tanto para dirigir quanto para caminhar”, alertou o NWS.
A contagem da AP sobre as mortes é baseada em dados oficiais de governos locais: No Texas, três pessoas morreram, incluindo uma jovem de 16 anos em um acidente de trenó. Na Louisiana, duas pessoas morreram de hipotermia, conforme o Departamento de Saúde estadual. Outras três mortes foram registradas no Tennessee e uma no Kansas.
Já em Nova York, o prefeito Zohran Mamdani informou que cinco pessoas foram encontradas mortas ao ar livre durante o fim de semana, em meio a nevasca histórica. Embora não tenha confirmado ligação direta com o clima, ressaltou que “não há lembrete mais poderoso do perigo do frio extremo”.
O site PowerOutage.us, que agrega dados em tempo real sobre apagões e interrupções de energia elétrica nos EUA, indicava na noite de ontem (25) que mais de 840.000 clientes estavam sem eletricidade, principalmente no sul do país, onde a tempestade começou no sábado.
No Tennessee, a nevasca derrubou linhas de transmissão, deixando mais de 300.000 residências e empresas sem energia. Louisiana, Mississippi e Geórgia registraram cada um mais de 100.000 interrupções no serviço.
Milhares de residências também foram afetadas em Kentucky e Geórgia. Autoridades de Texas, Carolina do Norte e Nova York pediram à população que evitasse sair de casa.
Nevascas foram registradas em todo o centro do país, incluindo Kansas, Oklahoma e Missouri, onde algumas áreas acumulavam até 20 cm de neve na noite de sábado.
Ao menos 20 estados e a capital, Washington, declararam estado de emergência. Mais de 19.000 voos domésticos e internacionais foram cancelados durante o fim de semana, e quase 2.500 voos foram suspensos para esta segunda.
