
A caminhada de cerca de 240 quilômetros liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), iniciada em Paracatu (MG), ganhou estrutura e apoio ao longo do trajeto até Brasília. O grupo, que começou com cerca de 20 pessoas, passou a receber auxílio espontâneo de apoiadores em diferentes pontos da BR-040. A previsão é que a caminhada chegue na cidade de Luziânia (GO) por volta das 19h de hoje.
Durante o percurso, os participantes foram escoltados por helicópteros, receberam atendimento voluntário de fisioterapeutas e massagistas e foram recepcionados com churrascos organizados por produtores rurais. Um dos pontos de apoio montados à beira da rodovia exibiu peças de picanha adesivadas com imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Vídeos publicados nas redes mostram famílias e apoiadores distribuindo alimentos gratuitamente.
O senador Marcio Bittar (União-AC) divulgou imagens de um dos churrascos oferecidos por fazendeiros goianos. “Fazendeiros solidários à caminhada proposta pelo Nikolas estão oferecendo nosso lanche”, disse. O estande montado por um frigorífico da região exibiu dezenas de peças de picanha adesivadas com referências a Bolsonaro e Flávio.
A iniciativa foi interpretada por apoiadores como referência à promessa feita por Lula em 2022 sobre o acesso à picanha, tema recorrente no debate político desde a campanha presidencial.
Além da alimentação, produtores rurais recepcionaram o grupo com máquinas agrícolas posicionadas ao longo da rodovia, bandeiras do Brasil, faixas de apoio, fogos de artifício e execução do hino nacional. Caminhoneiros também buzinam em apoio à passagem do grupo.
Gabriel Casusa Benini, integrante da caminhada e assessor do vereador Lucas Pavanato (PL-SP), afirmou que o ato conta com organização e suporte médico. Segundo ele, há escolta policial para garantir a segurança dos participantes no acostamento, sem interdição da pista.
A caminhada segue até Brasília, com chegada prevista para domingo (25), ao meio-dia, na Praça do Cruzeiro. No local, está programada uma manifestação pacífica. Em pronunciamento recente, Nikolas Ferreira afirmou que seguirá até o fim do percurso. “Não estou sentindo o joelho, o pé já foi, mas digo a verdade: Deus colocou isso em mim há muito tempo”, disse.