Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Trump: EUA estão negociando “acesso total” à Groenlândia
Publicado em 22/01/2026 17:55
Últimas Notícias

Otan e Dinamarca negam que “soberania” da Groenlândia tenha sido oferecida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco, em entrevista à Fox News, que está negociando “acesso total” dos EUA à Groenlândia. “Sem um fim, sem prazo limite”, afirmou o republicano.

 

Na entrevista, Trump reforçou que o território autônomo da Dinamarca é estratégico para a segurança nacional. “Tudo passa pela Groenlândia”, disse o republicano, que classificou o território como “extremamente valioso”.

 

“É incrível. Sabe, Ronald Reagan teve essa ideia há muito tempo, mas não tínhamos a tecnologia necessária naquela época”, afirmou Trump ao defender a implementação do “Domo de Ouro” na ilha, sistema de defesa aérea norte-americano.

 

 

“O conceito era ótimo, mas não havia tecnologia. Agora temos uma tecnologia inacreditável”, acrescentou.

 

Sobre os detalhes do acordo envolvendo a Groenlândia, Trump declarou que eles “estão sendo negociados agora, mas essencialmente é acesso total. Sem um fim, sem prazo limite”.

 

Mais cedo, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que está disposto a negociar uma parceria mais forte com os EUA, mas descartou ceder qualquer soberania da ilha. Segundo ele, a soberania da Groenlândia é uma “linha vermelha”.

 

Ontem (21), Trump cancelou as tarifas que havia ameaçado impor a países europeus contrários à “conquista” da Groenlândia, após reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

 

O republicano disse que o encontro com Rutte resultou em um “avanço na estrutura de um acordo futuro em relação à Groenlândia e, de fato, a toda a região Ártica”.

 

Nesta manhã (22), a Otan e o governo da Dinamarca negaram que a “soberania” do território autônomo dinamarquês tenha sido oferecida aos EUA.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!