Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Gonet arquiva pedido para afastar Toffoli do caso Master
Publicado em 22/01/2026 17:37
Últimas Notícias

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivou o pedido apresentado por parlamentares da oposição que solicitava o impedimento e a suspeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso que investiga o Banco Master.

 

A representação foi protocolada pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC). O pedido apontava como fundamento uma viagem feita por Toffoli em um jatinho ao lado de um advogado que atua na defesa de executivos ligados ao Banco Master.

 

Ao decidir pelo arquivamento, Gonet afirmou que o tema já é objeto de apuração no âmbito do próprio STF, com acompanhamento regular da Procuradoria-Geral da República. Segundo ele, não haveria providência adicional a ser adotada neste momento. “O caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”, declarou.

 

 

Além desse pedido, a PGR ainda analisa uma outra representação apresentada pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). Nesse novo requerimento, o parlamentar questiona decisões tomadas por Toffoli no curso da investigação e pede a avaliação de eventual suspeição do ministro para seguir como relator do caso.

 

Girão sustenta que relações comerciais envolvendo familiares e pessoas próximas a Toffoli, citadas em reportagens jornalísticas, levantariam dúvidas sobre a imparcialidade do ministro. O senador também questiona medidas adotadas no inquérito, como a determinação para que materiais apreendidos em operações da Polícia Federal fossem encaminhados ao STF lacrados e mantidos sob custódia da Corte.

 

Até o momento, a Procuradoria-Geral da República não apresentou manifestação pública sobre esse segundo pedido.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!