
Em declaração conjunta divulgada nesta manhã (13), bancos centrais de diversos países manifestaram apoio ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. Um dos signatários é Gabriel Galípolo, presidente do BC brasileiro.
“Manifestamos nossa total solidariedade ao Sistema da Reserva Federal e ao seu presidente, Jerome H. Powell. A independência dos bancos centrais é um pilar fundamental da estabilidade de preços, financeira e econômica, no interesse dos cidadãos que servimos”, diz trecho do comunicado.
Segundo a declaração, “é crucial preservar essa independência, com pleno respeito ao Estado de Direito e à responsabilidade democrática”: “O presidente Powell serviu com integridade, focado em seu mandato e com um compromisso inabalável com o interesse público. Para nós, ele é um colega respeitado e altamente estimado por todos que trabalharam com ele”.
A manifestação foi publicada após o Departamento de Justiça dos EUA abrir, no domingo (11), um inquérito para apurar se Powell teria mentido ao Congresso norte-americano sobre os custos de uma reforma na sede do Fed, estimada em cerca de US$ 2,5 bilhões.
Ontem (12), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que não tem relação com a decisão dos procuradores, apesar de já ter feito críticas públicas a Powell, especialmente em relação à política de juros do Fed.
Em nota divulgada após a abertura da investigação, o presidente do Fed classificou a apuração como uma retaliação do governo Trump: “A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que será melhor para o público, em vez de seguir as preferências do presidente”.
Confira os signatários do manifesto:
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, em nome do Conselho do BCE
Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra
Erik Thedéen, presidente do Sveriges Riksbank
Christian Kettel Thomsen, presidente do Conselho de Governadores do Danmarks Nationalbank
Martin Schlegel, presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional da Suíça
Ida Wolden Bache, presidente do Norges Bank
Michele Bullock, presidente do Banco Central da Austrália (Reserve Bank of Australia)
Tiff Macklem, presidente do Banco do Canadá
Chang Yong Rhee, presidente do Banco da Coreia
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil
François Villeroy de Galhau, presidente do Conselho de Administração do Banco de Compensações Internacionais (BIS)
Pablo Hernández de Cos, diretor-geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS)