
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que prefere “uma solução com os Bolsonaros” para as eleições brasileiras de 2026. A declaração foi dada à CNN em Espanhol na sexta-feira (9).
Milei disse que a disputa é uma decisão dos brasileiros, mas ressaltou a relação pessoal com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Se você me perguntar, se me tiram da posição de político, fica claro que prefiro uma solução com os Bolsonaros e não uma solução de socialismo do século 21”, afirmou.
Questionado sobre eventuais impactos econômicos nas relações bilaterais em caso de reeleição de Lula, Milei disse que é possível ter divergências políticas e, ainda assim, manter relações comerciais entre os países.
No fim de 2025, o presidente argentino compartilhou nas redes sociais uma publicação do deputado Eduardo Bolsonaro sobre a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. A postagem trazia uma foto do parlamentar com a legenda indicando que Bolsonaro o apontava como candidato.
Embaixada na Venezuela
O Brasil deixará de representar os interesses da Argentina na Venezuela, onde o governo Milei não mantém corpo diplomático desde agosto de 2024. A tutela da embaixada argentina deve ser assumida pela Itália.
A decisão foi comunicada aos governos argentino e venezuelano após publicações de Milei nas redes sociais com críticas ao Brasil e ao presidente Lula, incluindo um vídeo em que comemorou a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e exibiu imagem de Lula ao lado do líder venezuelano.