
“É um beco sem saída, um beco sem saída”
A China ameaçou declarar guerra contra Taiwan caso avance a proposta de uma congressista taiwanesa para alterar o nome da lei que regula as relações entre o continente chinês e a ilha. “
De acordo com a ditadura comunista, a mudança representaria “grave afronta” por explicitar uma separação entre Taiwan e a China, tratadas por Pequim como um único país.
“‘Independência de Taiwan’ significa guerra. É um beco sem saída, um beco sem saída. Temos plena confiança e capacidade suficiente para esmagar qualquer forma de conspiração para a ‘independência de Taiwan’, e jamais permitiremos que as forças separatistas separem Taiwan da China”, afirmou Chen Binhua, porta-voz do Gabinete de Assuntos de Taiwan do Partido Comunista Chinês (PCCh), no domingo (04).
Em vigor desde 1992, a “Lei que Regula as Relações entre os Povos da Área de Taiwan e da Área Continental” estabelece parâmetros legais para a relação entre a China e a ilha, incluindo temas como migração e investimentos transfronteiriços. O texto foi promulgado para garantir a segurança no Estreito de Taiwan e tratar de questões jurídicas antes da unificação nacional.
A proposta apresentada pela congressista Lin I-chin, do Partido Democrático Progressista (DDP), prevê a mudança do nome da legislação para “Lei que Regula as Relações entre Taiwan e a República Popular da China”.
A parlamentar taiwanesa também sugeriu a retirada do trecho que menciona “antes da reunificação nacional”, considerado por ela incompatível com a atual realidade política da ilha.