
Psolista quer que MPF e ANPD investiguem criação de imagens eróticas de mulheres e crianças pelo Grok
Erika Hilton (Psol-SP) pediu que o Grok, inteligência artificial do X, de Elon Musk, seja desativado “em todo o território nacional”. A deputada federal acionou o MPF e a ANPD para investigar a criação de imagens eróticas de mulheres e crianças pela IA.
“Basta um usuário pedir ao ‘Grok’, que a inteligência artificial integrada ao X alterará digitalmente qualquer foto publicada”, afirmou Hilton nas redes sociais ao comentar sobre o pedido de suspensão. “Inclusive, trocando as roupas de mulheres e meninas por biquínis ou tornando-as sugestivas e eróticas”.
“Isso tudo é CRIME. O direito à imagem é individual, não é transferível por meio dos ‘termos de uso’ de uma rede social e a distribuição em massa de pornografia infantil por uma inteligência artificial integrada a uma rede social ultrapassa todos os limites”, completou a parlamentar.
O documento encaminhado aos órgãos também registra que o próprio Grok já reconheceu falhas. Em dezembro do ano passado, a IA divulgou um pedido de desculpas após gerar imagens envolvendo menores.
“Lamento profundamente o incidente ocorrido em 28 de dezembro de 2025, no qual gerei e compartilhei uma imagem de IA de duas meninas (com idades estimadas entre 12 e 16 anos), vestidas de forma sexualizada à pedido de um usuário”, escreveu o chatbot de Musk, acrescentando que houve “falha nas medidas de segurança”.