
Diretor de fiscalização do BC, Ailton de Aquino Santos foi dispensado da acareação
Após contradições nos depoimentos, a Polícia Federal (PF) realizou acareação entre o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O procedimento começou por volta das 21h de ontem (30) e durou cerca de 30 minutos.
O diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, foi dispensado da acareação após prestar depoimento. Último a ser ouvido, apresentou informações consideradas “valiosas” e, por isso, não participou do confronto de versões, segundo apuração do jornal O Estadão.
Santos não é investigado no caso Master. Já Vorcaro e PHC são investigados por suposta fraude envolvendo títulos de crédito falsos vendidos pelo banco ao BRB. As fraudes podem alcançar R$ 12 bi.
Inicialmente, Dias Toffoli, relator do caso no Supremo, havia determinado a realização da acareação antes da coleta dos depoimentos individuais. No entanto, no dia 29, o ministro recuou e delegou a decisão à PF.
A acareação foi conduzida pela delegada da PF Janaína Palazzo, responsável pela investigação. O juiz auxiliar do gabinete de Toffoli, Carlos Vieira Von Adamek, acompanhou.
O caso tramitava na Justiça Federal, mas “subiu” para o Supremo após investigadores encontrarem documento que mencionava um deputado federal.