
Ex-presidente está internado desde semana passada após cirurgia de hérnia
Jair Bolsonaro (PL) será submetido hoje (29) a um novo procedimento médico para tentar cessar suas crises persistentes de soluço. Ele passará por um bloqueio do nervo frênico esquerdo.
O ex-presidente está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde a semana passada, após cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Durante o fim de semana, apresentou uma forte crise de soluços e foi submetido a um bloqueio anestésico do nervo frênico direito, medida adotada quando o quadro não responde a medicamentos.
O bloqueio do nervo frênico atua no controle do diafragma e costuma ser realizado de forma gradual. A equipe médica optou por iniciar o procedimento em apenas um dos lados para avaliar a reação de Jair.
Segundo boletim médico divulgado no domingo (28), o primeiro bloqueio, feito no sábado (27), não surtiu o efeito esperado. Durante a noite, Bolsonaro voltou a apresentar crise de soluços, além de elevação da pressão arterial, o que levou à manutenção da programação da nova intervenção.
“Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento encontra-se estável e sem soluços. Para amanhã (29), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados”, diz o boletim. “O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”.
A expectativa da equipe médica é que Bolsonaro permaneça internado por pelo menos mais 48h após o procedimento, para acompanhamento do pós-operatório e observação da evolução clínica.
O ex-presidente segue sob forte esquema de segurança no DF Star. A internação foi autorizada por Alexandre de Moraes após perícia da PF confirmar a necessidade da intervenção médica, apontada pela equipe médica de Bolsonaro.