
Levantamento sai após carta de Bolsonaro e mostra disputa apertada no cenário decisivo
O presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro aparecem com empate técnico no segundo turno da eleição presidencial de 2026, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26).
No segundo turno entre Lula e Flávio, o presidente registra 44,1%, enquanto o senador aparece com 41,0%. A diferença de 3,1 pontos fica dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, configurando empate técnico. Em outubro, a vantagem de Lula era maior. A diferença está dentro da margem de erro, configurando empate técnico.
O levantamento foi divulgado após a leitura pública da carta em que Jair Bolsonaro confirma Flávio como seu substituto na disputa presidencial. O documento afirma a intenção de unificar a base conservadora em torno do senador.
Pesquisa Paraná indica Lula à frente no 1º turno e empate técnico com Flávio Bolsonaro no 2º em 2026
Pesquisa Paraná indica empate técnico com Flávio Bolsonaro no 2º em 2026
Os que não sabem ou não opinaram representam 5,7% e a soma de nulos, brancos ou que não votariam em nenhum dos dois, 9,2%.
Pesquisa Espontânea
Na pesquisa espontânea para a Presidência da República, quase metade do eleitorado ainda não declara voto. “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?”, é a pergunta feita para as pessoas e 47,8% afirmaram não saber ou preferiram não opinar. Outros 6,1% disseram que votariam em ninguém, branco ou nulo. Entre os nomes citados, o presidente Lula (PT) lidera com 24,0%, seguido pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), que aparece com 11,4%.
pesquisa espontânea
pesquisa espontânea – Paraná Pesquisas
O senador Flávio Bolsonaro (PL) é mencionado por 4,9% dos entrevistados. Na sequência surgem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 1,8%, e Ciro Gomes (PDT), com 1,3%. O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), registra 0,7%, enquanto Michelle Bolsonaro (PL) soma 0,4%. Já Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) aparecem com 0,2% cada. Renan Santos (MBL) foi citado por 0,1%, e outros nomes somam 0,9%.
Cenários de primeiro turno
No primeiro cenário, que inclui o nome de Jair Bolsonaro, Lula aparece na liderança do primeiro turno, à frente do ex-presidente, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em uma eventual simulação de segundo turno, Tarcísio surge como o adversário mais competitivo entre os testados, com diferença de 1,5 ponto percentual em relação a Lula, resultado dentro da margem de erro.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PSB), com 6,9%; o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 6,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 1,6%; a senadora Tereza Cristina (PP), com 1,4%; e o presidente do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, com 0,6%.
No segundo cenário, em que Flávio substitui o pai, Lula soma 37,6% das intenções de voto no primeiro turno, contra 27,8% do senador. A diferença é de 9,8 pontos percentuais. Ratinho Junior aparece com 9,0%, Ciro Gomes com 7,9% e Romeu Zema com 3,1%. Brancos, nulos e indecisos somam 12%.
A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de dezembro, com 2.038 entrevistas em 163 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Na terceira projeção de primeiro turno, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como principal adversário de Lula. O presidente registra 37,8% das intenções de voto, enquanto Tarcísio soma 26,2%. Em seguida, surge Ciro Gomes (PSB), com 8,7%. Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece com 5%, seguido por Romeu Zema (Novo), com 3,9%, Tereza Cristina (PP), com 2,5%, e Renan Santos (MBL), com 0,8%.
Em outro cenário de primeiro turno, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ocupa a segunda colocação com a maior distância em relação a Lula. O petista aparece com 37,2%, contra 24,4% de Michelle, uma diferença de 12,8 pontos percentuais. Na sequência figuram Ciro Gomes, com 8,3%; Ratinho Junior (PSD), com 8,2%; Ronaldo Caiado, com 4,9%; Romeu Zema, com 3,2%; Tereza Cristina, com 2%; e Renan Santos, com 0,9%
Outros cenários de segundo turno:
Lula x Bolsonaro
Lula 43,6%
Bolsonaro 43,4%
Não sabe/ não opinou 5,2%
Nenhum/ branco/ nulo 7,8%
Lula x Tarcísio
Lula 44%
Tarcísio 42,5%
Não sabe/ não opinou 4,7%
Nenhum/ branco/ nulo 8,8%
Lula x Michelle Bolsonaro
Lula 44,8%
Michelle 41,4%
Não sabe/ não opinou 4,8%
Nenhum/ branco/ nulo 9%.
Lula x Ratinho Junior
Lula 43,8%
Ratinho 40,2%
Não sabe/ não opinou 5,4%
Nenhum/ branco/ nulo 10,6%
Lula x Tereza Cristina
Lula 44,6%
Tereza 30,3%
Não sabe/ não opinou 6,2%
Nenhum/ branco/ nulo 18,8%