Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Oposição cobra apuração sobre apoio ilícito da Venezuela a campanhas de esquerda
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 24/10/2025 11:21
Últimas Notícias

 

A oposição na Câmara dos Deputados intensificou a pressão sobre o governo Lula nesta semana, cobrando explicações de ministros e exigindo investigações sobre denúncias de que o regime venezuelano teria financiado, com recursos ilícitos, campanhas eleitorais de partidos de esquerda na América Latina — incluindo no Brasil.

 

Dois requerimentos foram apresentados à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Ambos são direcionados ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e solicitam providências diante das acusações reveladas por autoridades norte-americanas.

 

 

O primeiro pedido busca saber se há investigações em curso ou tratativas de cooperação jurídica internacional sobre o caso. Também questiona quais medidas de apuração foram adotadas, ou poderiam ser tomadas, para verificar possíveis ramificações do esquema em território nacional.

 

No segundo requerimento, Gayer solicita o envio de uma indicação ao Ministério da Justiça para que a Polícia Federal adote “medidas investigativas” a respeito das denúncias.

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também é cobrado a apresentar comunicações oficiais de governos estrangeiros a respeito do tema, especificamente sobre as declarações do ex-chefe da inteligência da Venezuela, Hugo “El Pollo” Carvajal, que prestou informações ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

 

 

Gayer ainda exige esclarecimentos sobre eventuais ações do governo brasileiro para requisitar documentos formais junto às autoridades da Espanha e dos Estados Unidos, bem como uma indicação das providências adotadas pelo Itamaraty para acompanhar o caso.

 

As acusações têm como origem os relatos prestados por Hugo Carvajal às autoridades americanas. Ele afirmou que a Venezuela teria utilizado dinheiro ilícito para financiar partidos de esquerda em diversos países da América Latina, com o objetivo de ampliar a influência do chavismo na região.

 

 

Durante audiência realizada na segunda-feira (21), no Comitê do Senado dos EUA sobre Controle Internacional de Narcóticos, o ex-secretário assistente para o Financiamento do Terrorismo do Departamento do Tesouro norte-americano, Marshall Billingslea, reiterou que o regime venezuelano recorreu a recursos ilegais para sustentar campanhas ideológicas fora de suas fronteiras.

 

Além dos requerimentos encaminhados aos ministérios, a oposição também pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) abra uma investigação oficial sobre o suposto envolvimento de recursos estrangeiros ilegais em campanhas políticas no Brasil.

 

 

A expectativa é de que o caso seja tratado como prioridade, especialmente diante da gravidade das acusações e da possibilidade de ingerência estrangeira em processos eleitorais nacionais.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!