
Uma goiana foi vítima de uma tentativa de estupro dentro de um trem em Paris, na França. A jovem Jhordana Dias, de 26 anos, natural de Goiânia, foi atacada dentro de um vagão do metrô da capital francesa na última quarta-feira (15/10). O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e foi confirmado pelo jornal francês Le Parisien, que ouviu o irmão da vítima.
Segundo o relato, a brasileira foi atacada enquanto viajava sozinha no trem da linha RER C, que estava praticamente vazio. O agressor teria se aproveitado da ausência de outros passageiros para investir contra ela assim que o vagão fechou as portas.
Acidente de trânsito vira caso de estupro em Goiânia; leia
Durante o ataque, o homem deu socos, tentou estrangulá-la e chegou a morder o rosto da jovem. As agressões só cessaram quando uma passageira ouviu os gritos de socorro, entrou no vagão e começou a filmar o suspeito. Ao perceber que estava sendo gravado, o homem fugiu do local, descendo na estação seguinte.
A mulher que interveio prestou ajuda à brasileira, que ficou bastante abalada e com ferimentos no rosto. “Ela me ligou desesperada, com a cara toda ensanguentada, dizendo que alguém agarrou ela”, contou Cícero Júnior, irmão de Jhordana. Ele afirmou que a irmã estava voltando para casa sozinha quando foi atacada.
Goiano prepara pamonha em frente à torre Eiffel, em Paris: ‘muitos querendo comprar’
Cícero relatou ainda que, como Jhordana não fala francês, ela não conseguiu se comunicar com as pessoas que tentaram ajudá-la. “Enquanto falava comigo por telefone, uma senhora perguntou se ela conhecia o agressor. Eu pedi que essa mulher chamasse a polícia”, disse.
Segundo o irmão, a goiana ficou em choque após a tentativa de estupro, com mordidas nos lábios e cortes no rosto. A mulher que ouviu os gritos e socorreu Jhordana também registrou parte da cena em vídeo, que circulou nas redes sociais e foi confirmado pela imprensa francesa.
Nas imagens, é possível ouvir a brasileira chorando e gritando, em português: “Ele tentou me agarrar! Eu tô com medo!”. Já a passageira que interveio ordena que o homem se afaste, dizendo em francês: “Eu pedi pra você ficar lá. Fique aí!”. Logo depois, o suspeito desce do vagão e foge pela plataforma.
O episódio ocorreu na estação de Choisy-le-Roi, na periferia sul de Paris. Jhordana, que é contadora, vive na França há poucos meses, onde foi morar com o irmão mais velho, residente em Juvisy-sur-Orge.
Homens são presos por estupro de crianças de 4 e 7 anos em Aparecida de Goiânia
Ela contou que o homem a agarrou, tentou beijá-la e baixar suas calças, além de morder e agredi-la fisicamente. “O que teria acontecido se ela (a passageira) não tivesse vindo? Talvez eu estivesse morta”, desabafou à imprensa francesa.
De acordo com o Observatório Nacional de Violência contra as Mulheres, os casos de violência sexual em transportes públicos na França aumentaram 86% entre 2016 e 2024. No último ano, foram 3.374 ocorrências registradas, incluindo assédio, ofensas sexuais e estupro — sendo 6% delas tentativas de estupro.
O irmão da vítima afirmou que um boletim de ocorrência foi registrado, mas o suspeito ainda não foi localizado pelas autoridades francesas.
