
O perfil oficial do gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou nas redes sociais uma peça defendendo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receba o Prêmio Nobel da Paz. A postagem traz a imagem de Trump com a medalha do Nobel ao lado de Netanyahu e a frase: “Deem o Prêmio Nobel da Paz para Donald Trump — ele merece”.
O impulso ocorre no contexto das tratativas para um cessar-fogo entre Israel e Hamas, que, segundo o governo israelense, contou com mediação americana e prevê a libertação de reféns. A expectativa divulgada é que as solturas comecem na segunda-feira (13), condicionadas ao avanço do acordo.
A campanha nas redes segue a carta de famílias de reféns ao Comitê Norueguês do Nobel em apoio ao nome de Trump. Em discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, o presidente americano disse ter contribuído para encerrar “sete guerras” e afirmou que, por isso, “muitos sugerem” sua indicação ao prêmio.
O vencedor do Nobel da Paz será anunciado na sexta-feira (13). A lista de indicados é sigilosa, e manifestações públicas não confirmam formalmente candidaturas. Até o fechamento desta edição, Israel mantinha deliberações internas sobre o plano de paz e não havia cronograma oficial detalhado divulgado para as libertações.
