
Em agenda de inaugurações no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou nesta sexta-feira que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levaria ontem para Breves, na Ilha do Marajó, apresentou falha no motor antes da decolagem. A comitiva precisou desembarcar e trocar de aeronave.
O problema ocorreu ainda em solo, segundo o presidente, e a equipe desceu do avião com receio de incêndio, e embarcou em uma aeronave modelo C-97 Brasília.
Lula dá aval para fim da obrigatoriedade de autoescola para CNH; consulta começa na quinta
— Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Caça, da FAB. Tenho que agradecer a Deus porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília — declarou Lula em entrevista à TV Liberal.
Lula manteve os compromissos previstos no estado. Após a ocorrência, pela noite, o presidente disse ter visitado a Igreja Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré:
— Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora.
Não é a primeira vez que o presidente lida com falhas no avião durante agendas do mandato. Em outubro de 2024, a aeronave que transportava a comitiva presidencial na volta de uma viagem ao México apresentou problemas técnicos e precisou dar 50 voltas, antes de pousar, para consumir o combustível necessário.
Lula foi alvo de t
entativa de fraude no INSS, aponta investigação
Na ocasião, o avião teve um problema que levou à redução na potência do motor. O problema surgiu logo após ele decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.
Lula, ministros e parlamentares que o acompanhavam ficaram mais de 5 horas em voo, até conseguirem pousar novamente no mesmo aeroporto para trocar de aeronave.
