
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) atua no combate a um incêndio florestal que já consumiu uma área de 1.886 hectares na zona rural de Cavalcante, desde o último domingo (28). Segundo a corporação, o foco está fora dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O trabalho ocorre em parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo Ibama). Por haver muitos focos, os bombeiros priorizam aqueles com maior potencial de atingir as comunidades locais, informou o major Weslei Ferreira Teixeira.
Segundo a corporação, são três linhas de fogo em terreno montanhoso e de difícil acesso. “As condições climáticas adversas, com clima seco, altas temperaturas e ventos fortes, têm dificultado o trabalho e contribuído para a propagação do fogo. O combate ocorre em meio a chamas elevadas, exigindo estratégias específicas para cada linha de frente”, informou a corporação.
A prefeitura de Cavalcante disse, em nota, que “nos últimos meses, a Chapada dos Veadeiros tem enfrentado queimadas que colocam em risco não apenas a fauna e a flora do cerrado, mas também a vida das comunidades locais e o equilíbrio ambiental de toda a região. O cerrado é um dos biomas mais ricos do mundo, conhecido por sua biodiversidade única, e cada área devastada pelo fogo representa uma perda irreparável para a natureza”.
E ainda: “É fundamental que todos estejamos conscientes da gravidade do problema e apoiemos ações de prevenção e combate ao fogo, valorizando o trabalho dos Bombeiros, brigadistas e voluntários que atuam incansavelmente na proteção do nosso bioma.”
