
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil por Goiás, Pedro Paulo Guerra de Medeiros, está em Brasília nesta terça-feira (2/9) para acompanhar presencialmente o julgamento da Ação Penal 2668, conduzido pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
A presença do conselheiro na sessão foi determinada pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. O objetivo é garantir o cumprimento das prerrogativas profissionais dos advogados envolvidos no processo.
Pedro Paulo também preside a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Segundo ele, a atuação direta junto ao STF busca assegurar respaldo aos profissionais da advocacia em eventuais situações de violação de direitos.
“A advocacia tem o dever de estar presente nos espaços de defesa da democracia e da Justiça. As prerrogativas são instrumentos essenciais para o exercício pleno da cidadania e do devido processo legal”, afirmou.
A comitiva que acompanha o julgamento também é composta pelo procurador-geral da OAB, Sérgio Leonardo, e pelo procurador nacional de prerrogativas, Alex Sarkis.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, elogiou a designação. “Foi uma decisão acertada do presidente Beto Simonetti ao confiar a missão a profissionais com sólida trajetória. Para nós, goianos, é motivo de honra ter um representante nesse momento relevante”, disse.
Simonetti, por sua vez, destacou que o acompanhamento presencial busca garantir que as garantias profissionais sejam respeitadas. Ele também manifestou confiança na condução do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF.
