
Com 88% de aprovação em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) aparece em posição privilegiada frente aos demais governadores apontados como potenciais presidenciáveis para 2026 e lidera com ampla vantagem o ranking nacional, consolidando-se como o gestor estadual mais bem avaliado do Brasil e reforçando o peso político no cenário nacional.
Logo atrás, aparece Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, com 84% de aprovação, desempenho expressivo, mas ainda abaixo do recorde alcançado por Caiado. Já Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, tido como um dos nomes mais competitivos do campo da direita, soma 60%, quase 30 pontos atrás do goiano. Romeu Zema (Novo), outro cotado para a disputa presidencial, registra apenas 55%. Eduardo Leite (PSDB), que ensaiou candidatura em 2022, tem 58% no Rio Grande do Sul.
Outro ponto que reforça a força de Caiado é o índice de rejeição: apenas 9%, o menor entre todos os governadores pesquisados. Esse dado, somado à sequência de levantamentos que já vinham apontando o goiano como o mais popular do país, confirma a consistência da liderança do goiano. Pesquisas da AtlasIntel e da Paraná Pesquisas, realizadas desde 2023, já indicavam a posição de destaque.
Com aprovação consolidada e desempenho superior ao de Tarcísio, Zema e até mesmo de Ratinho Júnior, Caiado se projeta como uma das principais vozes da oposição ao governo federal e um dos nomes mais fortes para a disputa presidencial de 2026.
Os dados são de pesquisa Genial/Quaest, publicada nesta sexta-feira (22/8), que ouviu 1.104 eleitores em 52 municípios goianos entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
