
A Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou uma nota nesta semana para explicar a posição de Faustão na fila de transplante e rebater comentários que questionam a rapidez com que o apresentador recebeu novos órgãos. O comunicado foi emitido após Faustão passar por dois procedimentos recentes: um transplante de fígado no dia 6 de agosto e um retransplante renal no dia 7. Segundo o órgão, todos os procedimentos seguiram “critérios de gravidade estabelecidos” pela Central de Transplantes.
Filho de Faustão atualiza estado de saúde do pai após transplante duplo; veja
De acordo com a Secretaria de Saúde, Faustão foi inscrito em maio de 2025 para um transplante duplo, de fígado e rim, após apresentar insuficiência hepática e renal. Ele foi transplantado no dia 6 de agosto, seguindo as regras que priorizam casos graves.
A nota também relembrou os procedimentos anteriores. Em agosto de 2023, o apresentador recebeu um transplante de coração, obedecendo à fila única para o órgão. Já em fevereiro de 2024, passou por um transplante de rim, com prioridade prevista em lei para pacientes já transplantados que aguardam outro órgão.
A Secretaria de Saúde reforçou que a prioridade na fila de transplante é definida por diversos critérios, como ordem cronológica, gravidade do caso, disponibilidade do órgão, possibilidade de tratamentos alternativos e risco de morte.
