Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Mabel avalia restringir motos apenas às faixas exclusivas de ônibus em Goiânia
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 28/07/2025 16:00
Últimas Notícias

  

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), disse que estuda proibir a circulação de motocicletas entre os carros nos trechos em que houver faixa exclusiva de ônibus. A fala ocorreu durante reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), nesta segunda-feira (28), na sede da Fecomércio, na capital.

 

Ainda conforme o gestor, a restrição de motocicletas em outras faixas – quando houver a exclusiva de ônibus – visa aumentar a segurança no trânsito, principalmente em locais de tráfego intenso. Desde o começo do ano, motociclistas podem circular nos corredores de ônibus.

 

A liberação está prevista em avenidas como T-63, T-7, T-9, 85, Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand – BRT Norte/Sul e o Eixo Anhanguera estão fora da permissão e vão permanecer. Nesta segunda, ele reforçou que o objetivo da medida é melhorar a mobilidade urbana, com atenção à segurança dos motociclistas e demais usuários.

 

Ainda conforme a prefeitura, a ideia é monitorar os impactos e ajustar, a partir dos dados conseguidos. A informação foi divulgada pelo Diário de Goiás.

 

Nova Mobilidade

Na ocasião, Mabel também apresentou o programa Nova Mobilidade, durante o lançamento do projeto nacional “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações de Mobilidade Urbana (Simu)”. O projeto atua em três eixos principais, conforme o prefeito. São eles: nova RMTC, novo trânsito e mobilidade ativa.

 

As ações incluem a criação de 36 corredores estruturais com faixas preferenciais para ônibus e bicicletas, sincronização de mais de 80 cruzamentos, conversões livres à direita e operação de semáforos em tempo real por meio da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT). O prefeito informou, ainda, que nos corredores já metronizados, a velocidade dos ônibus subiu para até 23 km/h, com redução de até 80% nas paradas em semáforos.

 

Antes, os ônibus paravam em cinco a seis semáforos a cada dez cruzamentos. Agora, completam trajetos inteiros com, no máximo, uma parada.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!