
O goiano Davi Stival esteve em Natal, no Rio Grande do Norte, onde disputou o Campeonato Brasieiro de Karatê. O jovem de 17 anos fez bonito e conquistou o bicampeonato da competição nacional na categoria sub-17, no kumite individual. Apesar de outras conquistas do atleta goiano, essa foi a primeira vez que ele faturou dois em sequência.
“Esse campeonato foi muito mais difícil que o passado, porque eu peguei os quatro melhores da categoria. O campeão da categoria de baixo que subiu, o vice-campeão da categoria de baixo que subiu e o ex-campeão antes de mim. Lutei com muito espírito, e treinei, inclusive, durante as férias”, comentou Davi Stival.
O Campeonato Brasileiro de Karatê reuniu 498 atletas, sendo que 250 eram do Rio Grande do Norte e Davi Stival mostrou que é uma das referências do karatê nacional em sua categoria. Vale destacar que o jovem também foi vice-campeão mundial no começo do ano, no Torneio Intercontinental de Karatê, realizado na cidade de Wraclaw, na Polônia. Nessa competição, o goiano foi o único representante brasileiro.
Davi Stival tem o DNA do karatê, já que ele faz parte de uma geração de caratecas. Ele é atualmente treinado por seu avô, Edwaldo Stival, que treina o neto desde os 4 anos. Ele também é treinado por Igor Mendonça, do Clâ Oswaldo Mendonça, que foi 10 vezes campeão goiano de karatê. Além disso e do bom condicionamento, o atleta também se destaca por sua força mental.
“Tem muitos atletas da minha categoria e com bom treinamento, mas que pelo nervosismo não conseguem desenvolver. Praticamente cresci em cima do tatame, então ele mesmo me conforta durante cada campeonato. O autocontrole emocional é inerente a qualquer arte marcial, e é isso que busco constantemente para me destacar”, finalizou.
