Um ex-secretário da Prefeitura de Turvânia, na região Central de Goiás, é investigado por suspeitas de crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Denuncias encaminhadas à Polícia Civil, apontaram que ele teria desviado mais de R$ 400 mil dos cofres públicos em benefício próprio, enquanto exercia cargo de confiança. Para camuflar as transferências irregulares, ele teria usado documentos falsos e investido em criptomoedas.
De acordo com a investigação, o valor teria sido transferido para contas em nome de uma empresa em que o ex-secretário é sócio majoritário. Para dificultar o rastreamento, ele teria omitido extratos e movimentações financeiras que envolviam recursos que foram desviados da prefeitura.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia do município, com apoio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de São Luís de Montes Belos, que cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do investigado na manhã de terça-feira (8).
Durante a ação, foram apreendidos notebooks, pen drives, cartões bancários, talões de cheque, vários documentos oficiais ligados a gestão municipal, além de relógios de luxo e notas de dólar com indícios de falsificação. Também foram apreendidos arquivos e anotações relacionados a compra de moedas digitais.
As investigações agora se concentram para o destino do dinheiro e recuperar os valores desviados. Além disso, outras medidas já foram solicitadas à Justiça. O nome do suspeito ainda não foi divulgado e sua defesa não foi localizada até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.
