O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de medidas para tentar conter a alta no preço dos alimentos. A principal ação será a zeragem das alíquotas de importação para produtos essenciais como carne, café e azeite de oliva.
O anúncio ocorre em um momento de desgaste para o governo Lula, que enfrenta queda na popularidade em meio ao aumento do custo de vida. Segundo o IBGE, nos últimos 12 meses, os preços dos alimentos consumidos em casa subiram 7,45%, com destaques para a alta de 16,19% no leite longa vida e 21,17% nas carnes.
Os seguintes produtos importados terão a alíquota de importação zerada:
Café
Azeite de oliva
Óleo de girassol
Açúcar
Sardinha
Biscoito
Massa alimentícia
Carnes
Outra estratégia do governo será reforçar os estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), evitando oscilações bruscas de preços. Lula também busca ampliar o Plano Safra para médios produtores, garantindo maior apoio financeiro ao setor agrícola.
Além disso, Alckmin fez um apelo aos governadores para que zerem o ICMS sobre a cesta básica, seguindo o exemplo do governo federal, que já eliminou tributos federais sobre esses produtos.
Antes do anúncio, Lula se reuniu com ministros da Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Comunicação Social para alinhar as medidas. O plano também foi levado a empresários do setor alimentício, que devem colaborar na execução das ações.
