
A 1ª tenente da Polícia Militar (PM) de Goiás, Ediane Nunes Macedo, será a primeira mulher a coordenar a segurança aproximada do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJGO), desembargador Leandro Crispim. Ela assumiu, recentemente, o cargo de Ajudante de Ordens da Presidência, marco inédito na segurança institucional.
“É importante citar que temos hoje uma policial militar feminina como Ajudante de Ordens da Presidência. Ela é a primeira a exercer essa função de coordenar e chefiar a segurança aproximada do chefe do Poder Judiciário. A predominância feminina no Gabinete Militar é um avanço na representatividade dentro da segurança pública”, destacou Crispim.
Ediane tem mais de 20 anos de experiência na PM de Goiás. Para ela, liderar a segurança da Presidência do TJGO é um avanço, pois esse é um universo dominado pelos homens. “É incomum e, a meu ver, demonstra a preocupação do presidente do TJGO com a equidade de gênero. Me sinto honrada, tenho plena noção da grandeza dessa responsabilidade, mas sei que sou capaz, como qualquer outra mulher o é, desde que devidamente preparada e comprometida com tamanha missão.”
Já a subchefe do Gabinete Militar do TJGO, major Landim, também destacou a mudança. “Agradecemos imensamente o reconhecimento e o espaço concedido pelo Tribunal para destacar a atuação das oficiais que integram, em maioria, o corpo técnico do Gabinete Militar. Essa configuração reflete a confiança da nova gestão na nossa qualificação e competência”, declarou.
O Gabinete Militar atua diretamente na segurança de magistrados, servidores e cidadãos que transitam no TJGO, prevenindo ameaças e implementando medidas de segurança com tecnologia e equipes altamente treinadas.
