O primeiro voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos sob a nova administração de Donald Trump chega ao Brasil nesta sexta-feira (24). A aeronave do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) aterrissará no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), trazendo 88 pessoas expulsas do território norte-americano.
De acordo com a Polícia Federal (PF), a previsão é que o voo pouse no período da noite. Este será o segundo voo com deportados brasileiros a chegar ao país em 2025. O primeiro aconteceu no dia 10 de janeiro, ainda durante a gestão do democrata Joe Biden, com 100 pessoas a bordo.
Os voos com deportados dos Estados Unidos ocorrem desde 2017, durante o governo Michel Temer, e costumam ser realizados uma ou duas vezes por mês, geralmente às sextas-feiras.
Apesar do impacto da nova gestão republicana, esta leva de deportados ainda não está diretamente relacionada à política anti-imigratória reforçada por Donald Trump.
Deportação de Trump deve afetar brasileiros; ilegais são 230 mil
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições com discursos duros contra a imigração, prometendo deportar em massa estrangeiros vivendo ilegalmente no país, incluindo milhares de brasileiros. Segundo o Pew Research Center, em 2022 havia 230 mil brasileiros vivendo sem documentos nos EUA, um aumento de 30 mil em relação ao ano anterior.
Dados do Ministério das Relações Exteriores mostram que os EUA são o principal destino de migrantes brasileiros, com 1,9 milhão de brasileiros vivendo no país. Em seguida, vêm Portugal e Paraguai, com 360 mil e 254 mil brasileiros, respectivamente.
Trump prometeu realizar a “maior operação de deportação doméstica na história americana”, com a meta de expulsar até 11 milhões de imigrantes ilegais, acelerando os processos e eliminando audiências, que hoje são exigidas por lei.