Jacob Serruya Neto, assessor do deputado federal Antonio Doido (MDB-PA), foi solto após audiência de custódia e responderá em liberdade às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele havia sido preso na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal em Belém (PA) com R$ 1,1 milhão em espécie. A informação é do site Metrópoles.
O assessor foi exonerado no domingo (19), dois dias após sua prisão, conforme consta no portal da Câmara dos Deputados. Serruya Neto atuava no gabinete de Antonio Doido desde abril de 2023.
O dinheiro foi sacado de uma agência bancária no bairro de Umarizal, na capital paraense. Além de Serruya Neto, a operação também resultou na prisão de um representante comercial de uma empresa com contratos públicos no Pará.
A PF apreendeu dois veículos – incluindo um blindado –, celulares e documentos. O inquérito instaurado apura crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Federal, “o saque de alto valor em espécie é indício de lavagem de dinheiro, e a corrupção foi configurada no momento em que o representante comercial repassou o dinheiro ao assessor parlamentar, um servidor público”.
Ambos os detidos foram presos em flagrante, mas acabaram liberados após a audiência de custódia. Eles continuarão sendo investigados enquanto respondem ao processo em liberdade.