Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Estudante que viralizou por fazer 9 anos de cursinho é aprovada em medicina
Últimas Notícias
Publicado em 11/01/2025

A jovem Ana Laura Ramazotti, de 26 anos, moradora de Jaú, interior de São Paulo, comemorou a conquista de uma vaga no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) após nove anos de cursinho pré-vestibular. A aprovação, divulgada na última sexta-feira (10), foi celebrada com grande emoção e viralizou nas redes sociais.

 

Ana Laura ficou conhecida na internet após publicar um vídeo desabafando sobre o medo de precisar fazer um décimo ano de cursinho em 2025. A publicação alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações no TikTok. Em suas redes sociais, a estudante compartilhou o momento em que descobriu o resultado, cercada pela mãe e pelo namorado. “A menina dos 10 anos de cursinho parou no 9º ano! Eu não ‘tô’ acreditando”, escreveu.

 

Durante os nove anos de preparação, Ana Laura enfrentou dificuldades financeiras, emocionais e a pressão constante do vestibular. Apesar disso, ela optou por permanecer em Jaú para estar próxima aos pais idosos e buscava exclusivamente uma vaga em universidade pública, considerando as condições familiares. “Foram anos muito difíceis, mas eu sabia que precisava continuar. Era meu sonho e a única forma de mudar minha realidade”, disse.

 

 

A estudante explicou que cogitou alternativas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferecem financiamento e bolsas para instituições privadas, mas não conseguiu levar adiante essas opções. Além disso, rebateu críticas de internautas sobre os custos de cursinho, afirmando que o investimento era baixo devido a descontos e ao custo de vida reduzido no interior.

 

Apoio familiar

Ana Laura contou com o apoio da mãe, amigos e namorado ao longo da trajetória. Para complementar a renda familiar, conciliou os estudos com trabalhos temporários. “Minha mãe sempre acreditou em mim e isso me deu forças para seguir em frente. Hoje, vejo que todo esforço valeu a pena”, celebrou.

 

A história da jovem emocionou internautas, que deixaram mensagens de apoio e admiração. “Pronto, cadê o pessoal que estava ‘tacando hate’ agora?”, comentou um seguidor. Para Ana Laura, o momento é a realização de um sonho e o início de uma nova etapa em sua vida.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!