Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, esposa do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, está sob ameaça de prisão caso sua filha, de 16 anos, utilize suas redes sociais. A medida cautelar foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na última quarta-feira (14/8), Sandra Mara e sua filha receberam intimações da Polícia Federal durante uma operação que resultou na apreensão do celular da adolescente. As intimações incluem o bloqueio das redes sociais de ambas, a proibição do uso de qualquer rede social, seja diretamente ou por meio de terceiros, e a entrega de seus passaportes.
Entre os documentos confiscados, está o passaporte diplomático de Sandra Mara, que foi secretária de Igualdade Racial no Ministério dos Direitos Humanos durante o governo de Jair Bolsonaro, sob a gestão de Damares Alves.
Alexandre de Moraes estipulou que qualquer descumprimento das medidas resultará na prisão preventiva de Sandra Mara e em uma multa diária de R$ 50.000,00 por cada rede social utilizada indevidamente. “O descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas implicará na imposição de multa diária no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), por rede social e publicação; bem como a imediata decretação de prisão preventiva, nos termos do art. 312, §1º, do Código de Processo Penal”, afirmou Moraes na intimação.
A operação, realizada por determinação de Moraes, incluiu a busca e apreensão de celulares, computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos na residência de Oswaldo Eustáquio, localizada no Lago Sul, em Brasília, onde vivem Sandra Mara e sua filha. Além disso, Moraes autorizou a apreensão de dinheiro ou bens de alto valor que fossem encontrados, e a análise do conteúdo armazenado nos equipamentos eletrônicos.