Após a criação do Gabinete de Crise Climática, a Defesa Civil de Goiânia divulgou as primeiras medidas preventivas em caso de chuvas intensas para garantir a segurança da população. Uma delas é a criação de canais de alerta para o recebimento de avisos e alertas sobre riscos de desastres ou eventos adversos, em caso de temporais.
Para receber avisos e alertas de desastres, a Defesa Civil divulgou os seguintes canais: Telegram (Defesa Civil Alertas), SMS (40199) e WhatsApp +55 (61) 2034-4611. Os números para contato são: 153 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).
O cidadão interessado em se cadastrar deve enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. Em seguida, receberá uma mensagem informando que o cadastro foi realizado com sucesso. Além do cadastro por SMS, como reforço, a pessoa também pode usar aplicativos como o WhatsApp e o Telegram para receber alertas da Defesa Civil.
Em relação ao contato via WhatsApp, é necessário cadastrar o telefone (61) 2034-4611, seguir os passos das mensagens recebidas e, em seguida, enviar um “oi” para o robô. A partir daí, o cidadão poderá compartilhar sua localização atual ou escolher outra do seu interesse.
Quanto ao Telegram, é preciso procurar o contato da Defesa Civil Alerta e seguir os mesmos passos do WhatsApp. Dessa forma, avisos e alertas serão enviados sobre perigos ao transitar em regiões onde há ocorrência de desastres, como tempestades, inundações ou pontos de alagamento, além de dicas de proteção e rotas de evacuação para quem for surpreendido por temporais.
Nos últimos dias, Goiânia tem registrado um grande volume de precipitação, que chega a até 50 mm por hora em curto período, com rajadas de vento de até 80 km/h.
Previsão do tempo para sexta e sábado
Segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a sexta-feira (17) em Goiânia deve ser de sol e pancadas de chuva. A temperatura máxima deve chegar aos 29°C e a umidade variar entre 60% e 98%.
Em reação ao estado, as regiões Norte, Leste e Oeste devem apresentar maiores volumes de chuva, que podem chegar a 50mm.
Para sábado (18/01) a previsão é de chuvas irregulares que podem vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento. Isso devido à combinação de calor e umidade que deve favorecer a formação de áreas de instabilidade. Na capital, a máxima deve chegar aos 29ºC.