Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que institui a disponibilização gratuita e permanente da vacina contra a dengue, em todas as unidades da rede estadual de saúde de Goiás. A matéria foi apresenta na sessão de terça-feira (19) e ainda deve passar pelas comissões e por duas votações no plenário.
Autor do projeto, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) argumenta que a vacinação é o caminho mais seguro para evitar a propagação de muitas doenças, especialmente aquelas provocadas por vírus.
“O Brasil gasta anualmente uma montanha de dinheiro com internações provocadas pela dengue. Se há uma vacina promissora, o poder público tem o dever de proteger a população”, reforça Paulo, assinalando que de janeiro a junho deste ano, o Ministério da Saúde registrou 709 mortes por dengue no país.
Casos de dengue
Somente em 2023, 20 pessoas morreram em decorrência da dengue em Goiás. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda investiga 31 óbitos causados pela doença.
Goiânia e Caldas Novas lideram o número de mortes da doença. Até o momento, os casos confirmados da doença do Aedes aegypti em Goiás chegam aos 52.613 casos.