A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com inscrições abertas do vestibular para refugiados ou portadores de visto humanitário que residam no Brasil. As inscrições do processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pela internet, até 6 de janeiro. A aplicação da prova objetiva e de redação, está prevista para 6 de fevereiro. Confira os cursos ofertados em Anápolis.
De acordo com a UEG, são mais de 30 vagas abertas em todo o estado. Estão aptos a se inscreverem no processo seletivo, os candidatos que concluíram o Ensino Médio, equivalente, ou, que concluirão até o ato da matrícula. O candidato deverá preencher um formulário, indicar o curso, a cidade que deseja realizar as provas, indicar a língua estrangeira de opção e preencher respostas do questionário socioeconômico e cultural.
A instituição esclarece que será reconhecido como refugiado, todo indivíduo fundado temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, ou, opiniões políticas, que esteja fora do país de nacionalidade e não possa, ou, não queira ser acolhido pela proteção do país.
Também é reconhecido, segundo a UEG, não ter nacionalidade e estar fora do país, onde antes teve sua residência habitual e que não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas anteriormente. Por fim, em caso de grave e generalizada violação de direitos humanos, se o candidato tiver sido obrigado a deixar o país de nacionalidade para buscar refúgio em outra nação, de acordo com Lei Federal.
Segundo a universidade, concorrerá como portador de visto, acolhido humanitário, a pessoas apátridas, ou seja, pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum país, ou onde a nação esteja em conflito armado, em calamidade de grande proporção, de desastre ambiental, de violação grave aos direitos humanos ou ao direito internacional humanitário.