A partir das 16 horas desta quinta-feira, O Mais Goiás e o portal Rota Jurídica irão promover o último debate entre os candidatos a presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). O encontro, que será transmitido pelos perfis do Mais Goiás e do Rota Jurídica no Instagram e no Youtube, já tem confirmadas as presenças de Pedro Paulo Guerra de Medeiros, Rafael Lara Martins, Rodolfo Otávio Mota e Valentina Jungmann.
Esta será a última vez que os candidatos estarão frente a frente antes do processo eleitoral, que acontecerá nesta sexta-feira (19). O debate será conduzido pelo jornalista Rubens Salomão e o formato será livre, de modo a garantir com que os candidatos consigam tratar de todos os temas que considerarem relevantes. O Mais Goiás vai publicar reportagens em tempo real e repercutir declarações após o confronto, que terá 1h30 de duração.
Eleições OAB-GO
O processo que escolherá o novo presidente da OAB-GO teve início no dia 6 de outubro, com a abertura do prazo para o registro de chapas. Quatro delas se habilitaram para o processo: Muda OAB, encabeçada pelo candidato Pedro Paulo Guerra de Medeiros; Compromisso OAB, que lançou como candidato a presidente Rafael Lara Martins; Ordem Unida, Ordem Unida, representada por Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira; e OAB pata tod@s, encabeçada por Valentina Jungmann Cintra.
As eleições acontecerão entre as 9 e as 17 horas desta sexta (19), tanto em Goiânia como nas subseções. Na maioria das cidades, as eleições acontecerão com urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Ao todo, serão 127 urnas, sendo 60 da capital e, em algumas seções, em urnas convencionais. O eleitor pode consultar o seu local de votação no site da OAB-GO. Para realizar a sua pesquisa, clique aqui.
Para participar, o eleitor deverá apresentar seu documento de identificação oficial, com foto, ao mesário de sua seção. Serão aceitos: carteira de Identidade de Advogado, RG, CNH, CTPS, ou o Passaporte. A carteira profissional digital da OAB também será aceita. A votação é obrigatória para todos os advogados que estão em dia com a Ordem.
Após o fim do processo, a apuração será transmitida pelo canal da OAB-GO no Youtube.
Inadimplentes de fora
A permissão para que advogados inadimplentes com a OAB-GO pudessem ou não votar foi um dos pontos polêmicos da campanha. A chapa Muda OAB questionou o impedimento na justiça e chegou a conquistar uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Entretanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, derrubou a liminar. Na decisão, Fux afirmou que “em que pese a argumentação formulada pelos reclamantes, verifico que o caso dos autos não se adéqua perfeitamente à hipótese abarcada pelo precedente invocado como paradigma. Isto porque, no julgamento do RE 647.885/RS, o Plenário deste Supremo Tribunal Federal debateu especificamente a hipótese da interdição de exercício profissional em decorrência de inadimplemento da contribuição, não se debruçando sobre a questão de eventual sanção de inabilitação à participação em eleições classistas”.