O aumento de nebulosidade em Goiás deve fazer com o que o final de semana seja de chuva em várias partes do estado, incluindo Goiânia. Conforme previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), há possibilidade de pancadas de chuva com grandes volumes na capital na sexta-feira, sábado e domingo (14).
De acordo com o Cimehgo, a sexta-feira deve chegar com com áreas de instabilidade se formando em várias regiões de Goiás. “Devido ao aumento de nebulosidade combinada com o calor, consequentemente teremos pancadas de chuvas isoladas que podem ser volumosas“, adiantou o instituto.
Em Goiânia, a previsão é de tempo nublado com abertura de sol, temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 45% a 95%, possibilidade de pancadas de chuvas isoladas para a sexta (12). Precipitações de 18mm são esperadas para a capital.
Já o sábado e domingo deve seguir a tendência de sexta-feira. Segundo o Cimehgo, “o tempo será com variação de nebulosidade e abertura de sol”. “Teremos a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado, com isso pancadas de chuvas isoladas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios”.
Previsão emite alerta de risco laranja para chuvas intensas em Goiás
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quinta-feira (11), um alerta de risco laranja – que representa Perigo – com validade até às 11h de amanhã (12) referente ao risco de chuvas intensas em Goiás.
Segundo o Inmet, o alerta é para “chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
O aviso de risco abrange o Centro, Leste, Sul e Norte goiano, além do Distrito Federal. O instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, conclui o alerta.