O dólar caiu para o menor valor em 40 dias nesta quinta-feira e fechou o dia a R$ 5,404, uma queda de 1,74%. Com o feriado nos EUA, a atenção ficou voltada para o mercado interno e a expectativa de aumento da taxa Selic por parte do Banco Central (BC).
A bolsa de valores também fechou com um saldo positivo. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 107.595 pontos, com alta de 1,54%. O indicador alcançou o maior nível desde 25 de outubro. Entretanto, a queda anual continua de 9,56%.
Sem a referência do mercado dos EUA, que comemora o Dia dos Veteranos, o mercado voltou suas atenções para o possível aumento da taxa Selic. Essa uma resposta do BC ao repique da inflação oficial, que atingiu, em outubro, o maior nível para o mês desde 2002. Juros mais altos tendem a estimular a entrada de capitais externos em países de maior risco, como o Brasil.
Outro fator que gerou otimismo nos investidores foi a aprovação da proposta de Emenda a Constituição (PEC) dos Precatórios. Apesar de a medida aumentar os gastos públicos no próximo ano, os analistas acreditam que a não aprovação da PEC levaria o governo a editar um decreto extraordinário de calamidade pública, que violaria definitivamente o teto, em vez de apenas fazer ajustes na fórmula.