Um homem morreu em Natal, Rio Grande do Norte, horas após filmar um hospital recusando o atendimento. José Williams Rocha, 56 anos, gravou um vídeo na porta da unidade de saúde, o hospital Walfredo Gurgel, afirmando que estava tendo um enfarto.
“Eu aqui com dor no peito, enfartando, já corri e nem táxi tem para me prestar socorro”, lamenta. O caso aconteceu na última sexta-feira (5).
O vídeo foi divulgado pela filha de José. Ela afirma que encontrou as imagens no celular do pai após a sua morte. Depois de não ser atendido no Walfredo Gurgel, o homem ligou para a esposa, que o levou ao Hospital dos Pescadores, também em Natal. No local, José teve duas paradas cardíacas e morreu após 40 minutos de tentativas de reanimação.
O corpo de Williams foi sepultado no sábado (6). O homem tinha um histórico de problemas cardíacos e já havia passado por uma angioplastia em 2019.
Após a divulgação do vídeo, a governadora Fátima Bezerra (PT), informou que determinou uma apuração rígida do porquê da recusa ao atendimento.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública informou que já foi aberta uma sindicância “para que se faça uma apuração aprofundada dos fatos, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis.”
No caso de José Williams Rocha, a secretaria informa que ele foi encaminhado para o Hospital dos Pescadores, “que possui o perfil adequado para ofertar o atendimento que o mesmo necessitava, conforme o fluxo assistencial do SUS.”
A direção do hospital e da secretaria lamentaram a morte do paciente.