Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Crise com a China faz preço da carne estabilizar em Goiás
Últimas Notícias
Publicado em 05/11/2021

A paralisação das exportações de carne bovina para a China, que já completa dois meses, é o principal fator de estabilização em baixa do preço da carne em Goiás. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue), que já havia apontado uma queda de 12% em média no preço de cortes bovinos em outubro, essa tendência deve continuar enquanto perdurar o embargo chinês.

 

Segundo o presidente do Sindiaçougue, Silvio Yassunaga, se por um lado as exportações paralisadas representam uma queda no preço da carne vendida no açougue, por outro isso implica em perdas para o produtor. “A baixa está sendo bancada por um prejuízo muito grande para o produtor. Se acontece um prejuízo numa parte da cadeia [de produção], isso reflete lá na frente”, disse.

 

Yassunaga afirma não ter notado novas quedas no preço do quilo da carne em relação a outubro, mas sim uma estabilização. O preço médio do quilo de alguns cortes como alcatra e contrafilé, por exemplo, caiu de R$ 44,90 para R$ 39,90 no mês passado – redução de mais de 11% -, e assim continuam em razão da exportações paradas.

 

“Essa queda nos preços é só por causa disso, das exportações interrompidas, e isso só deve durar enquanto essa paralisação continuar”, arremata.

 

Exportação de carne bovina no Brasil tem o menor volume em 3 anos

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), em outubro, o Brasil exportou 82,18 mil toneladas de carne bovina – o menor volume desde junho de 2018, quando uma greve de caminheiros impediu que cargas chegassem nos portos.

 

Os pesquisadores mostraram que é a primeira vez que as exportações brasileiras de carne bovina ficam abaixo de 100 mil toneladas, em pouco mais de três anos, resultado da suspensão das compras chinesas.

Ton Paulo
Comentários
Comentário enviado com sucesso!