O ator de Hollywood, Alec Baldwin, matou uma cinegrafista e feriu um diretor quando ele disparou uma arma cenográfica durante as filmagens do filme “Rust” na última quinta-feira, 21. Apesar da polícia ainda não ter divulgado uma resposta oficial, a tragédia parece ter sido acidental.
A indústria do entretenimento tem uma longa história de acidentes no set, de metralhadoras a acidentes de carro e corridas de bigas.
Abaixo está uma linha do tempo de alguns acidentes importantes que ocorreram nos sets de filmagem em Hollywood:
1959 – Ocorre um acidente durante as filmagens da corrida de bigas no épico de Hollywood “Ben-Hur”, estrelado por Charlton Heston, no qual um dublê é ferido.
1982 – Um acidente de helicóptero mata três atores, dois deles crianças, e fere seis no set de “Twilight Zone: O Filme”. Nos anos seguintes, a equipe de produção é responsabilizada por diversas infrações trabalhistas, levando à introdução de novas normas de segurança no setor.
1984 – O ator Jon-Erik Hexum, de 26 anos, atira fatalmente na própria cabeça com uma arma carregada com blanks (munição reformulada para emular munição real nos filmes) no set da série de televisão “Cover Up”.
1985 – Em “Top Gun”, o piloto de caça Art Scholl foi contratado para filmagens no ar. O avião pilotado por ele deveria fazer uma sequência de acrobacias, mas logo no início delas caiu no mar. O piloto morreu, e a causa do acidente nunca foi esclarecida.
1988 – O ator Roy Kinnear, de “O Retorno dos Mosqueteiros”, caiu do cavalo durante a filmagem de uma cena, sofreu uma grave fratura pélvica e não resistiu
1993 – Brandon Lee, filho do falecido artista marcial e ator Bruce Lee, é baleado no abdômen com balas falsas feitas incorretamente no set de “O Corvo”. Após seis horas de cirurgia mal sucedida, Lee é declarado morto aos 28 anos.
2003 – A atriz principal Uma Thurman sofre um acidente de carro que esmaga seus joelhos e a deixa com uma concussão no set do filme de Quentin Tarantino “Kill Bill”.
2003 – Em “Tróia”, estrelado por Brad Pitt, um dublê fraturou gravemente a perna e precisou ser hospitalizado. Sofreu complicações e, durante a internação, teve um ataque cardíaco e morreu
2007 – Técnico de efeitos especiais envolvido nas filmagens do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas” morre em um acidente de carro depois que seu veículo bateu em uma árvore no final de um ensaio em uma instalação de efeitos especiais.
2011 – Uma explosão inesperada mata um dublê e fere gravemente um segundo no set da sequência de ação “Os Mercenários 2” na Bulgária.
2014 – O ator Harrison Ford, de 71 anos, necessita de cirurgia em uma perna quebrada após ser atingido por uma pesada porta de metal hidráulica no set de “Star Wars: O Despertar da Força”.
2014 – Sarah Jones, uma assistente de câmera, morreu no set do filme independente “Midnight Rider”, sobre o músico Gregg Allman, na Geórgia, em fevereiro de 2014. A Sra. Jones foi morta enquanto ajudava a preparar uma tomada que envolvia colocar uma cama entre as trilhas de uma ferrovia CSX. Depois que dois trens passaram, os membros da equipe do filme acreditaram que teriam um intervalo seguro para fazer a cena, parte de uma sequência de sonho planejada. Mas um terceiro trem apareceu, movendo-se em alta velocidade pelo set matando a Sra. Jones e ferindo outras pessoas.
2015 – Uma dublê é gravemente ferida em um acidente de motocicleta no set de “Resident Evil: O Capítulo Final” que leva à amputação de seu braço. Mais tarde, no mesmo set, um dublê morre esmagado por um veículo Hummer.
2017 – Uma motorista de dublê morre no set do filme de super-heróis “Deadpool 2” no centro de Vancouver depois que ela perdeu o controle de sua motocicleta durante uma cena e bateu na janela de um prédio do outro lado da rua.
2017 – John Bernecker, um dublê de “The Walking Dead” da AMC, morreu em julho de 2017 após cair em uma varanda ambientada na Geórgia. Bernecker, que foi um dublê ativo desde pelo menos 2009 e apareceu em filmes como “Corra”” e “Velozes e Furiosos 8”, morreu de trauma contundente, disse um legista. A produção da oitava temporada do programa foi temporariamente encerrada após o acidente.