Idosa colhe cará gigante com 1,80 metro de comprimento com ajuda da filha, em Anápolis. Foi necessário cavar um buraco quase do tamanho de um adulto para retirar o legume.
Benta Gonçalves, de 68 anos, afirma que trouxe a muda de uma planta do irmão, cultivada no Maranhão. Segundo Benta, a colheita do irmão rendeu um legume de 50 quilos.
A filha da idosa, Regina Gonçalves, afirma que quando por mais profundo que cavasse o buraco para realizar a colheita, sempre havia ainda uma parte do legume soterrada. Regina afirma que a profundidade da perfuração na terra atingiu 1,5 metros.
Cará gigante foi dividido entre amigos e familiares
O legume foi colhido na última sexta-feira (24), no terreno da família no bairro Vila Santa Isabel, em Anápolis. Antes de ser pesado, o legume foi partido e distribuído para os vizinhos e familiares.
O biólogo Edson Abrão explica que o crescimento excessivo do cará no quintal de Benta pode ter sido proveniente de uma alteração genética vindo de outras mudas ou da terra do local.
Edson diz que o cará é um tubérculo de origem espanhola e que pode ter sofrido alguma alteração genética derivado de algum fator tóxico ou vindo de outra muda ou até de excesso de adubação orgânica da região.
No entanto, esclarece que é necessário estudar a terra e a planta para verificar o que realmente causou o crescimento anormal do tubérculo.
Igor Caldas
Do Mais Goiás