Um tsunami meteorológico atingiu o litoral de Santa Catarina na madrugada de segunda-feira (2/11) e invadiu ruas de Jaguaruna, surpreendendo moradores do município. O mar avançou de forma súbita, com aumento de um metro no nível do mar em poucos minutos, conforme a estação maregráfica de Balneário Rincão.
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, o fenômeno ocorreu por uma intensa linha de instabilidade que estava na região. Nisso, foi gerada uma alteração brusca na pressão atmosférica e ventos fortes. O conjunto desses fatores fez pulsos de pressão se propagarem no oceano, o que amplifica as ondas à medida que se aproximam da costa.
É uma situação rara, mas que já foi registrada anteriormente no litoral de Santa Catarina, sendo mais recorrente no período da primavera. O mais recente caso ocorreu em Laguna, em novembro de 2023.
O que é tsunami meteorológico?
Apesar de terem nomes parecidos, os tsunamis são ondas gigantes, causadas por terremotos. Enquanto isso, os tsunamis meteorológicos são gerados por questões climáticas.
É um fenômeno causado pelas perturbações da pressão atmosférica, como frentes de rajadas de vento e outros tipos de tempestade, provocando ondas amplificadas por características do litoral. Este é um fenômeno raro e perigoso, de difícil previsão.
Neste caso, o tsunami meteorológico surgiu devido a um temporal com vento forte. Havia nuvens carregadas no local pouco antes das grandes ondas. A Defesa Civil de Santa Catarina afirmou que a ocorrência pode ter ligação com a presença de linhas de instabilidade em sistemas meteorológicos em alto-mar.