Quatro filhotes de lobos-guará são os novos moradores do Zoológico de Goiânia. O nascimento aconteceu no último dia 10 de julho, porém a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela prefeitura, com o intuito de não expor os animais. De acordo com a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), a reprodução desta espécie em cativeiro é uma grande conquista, já que está ameaçada de extinção.
Segundo o Zoológico, todos os filhotes ficarão em uma área reservada por, pelo menos, cinco meses, recebendo vacinas e cuidados veterinários. Após esse prazo, serão avaliados e colocados em um espaço aberto para visitação. “Apenas veterinários estavam entrando no local, dando vermífugos e os devidos cuidados. Não estávamos entrando lá para não estressar os filhotes ou a mãe”, explicou um funcionário do parque.
Quatro filhotes de lobos-guará são os novos moradores do Zoológico de Goiânia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Os animais fazem parte de um programa de conservação, firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade. Segundo a prefeitura, essa é a segunda ninhada do zoológico, da mesma mãe. A primeira foi no ano de 2018.
Informações da ONG WWF-Brasil explicam que as amplas queimadas das vegetações de cerrado fazem com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores, por exemplo.
Larissa Feitosa
Do Mais Goiás