Duas pessoas foram presas em flagrante suspeitas de auxiliar o serial killer Lázaro Barbosa em sua fuga da polícia nesta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda em entrevista coletiva. O nome das pessoas não foi divulgado, mas foi confirmado que elas são de Cocalzinho.
De acordo com o titular da pasta, as pessoas foram presas com duas espingardas calibre 22 e 50 munições. As armas teriam sido usadas por Lázaro durante a fuga. Ambos serão autuados por porte ilegal de arma e facilitação. A polícia acredita que, além dos dois presos, mais pessoas podem estar ajudando na fuga do serial killer.
“Não posso dar detalhes ainda, mas acreditamos que eles possam ter envolvimento com outros crimes ou que acobertam outros crimes do foragido. Nós temos indícios e provas contundentes que vão ser colocadas para a justiça”, disse o secretário.
PUBLICIDADE
A polícia também encontrou um esconderijo que era usado por Lázaro. Ele estava se refugiando em uma casa, local onde recebia auxílio das pessoas presas.
O secretário confirmou que o serial killer invadiu algumas casas da região e que Lázaro é suspeito de pelo menos outros sete crimes na região. “Eu não vou saber precisar a data, mas pelo menos sete outros crimes. A maioria latrocínios e assassinatos”.
Ainda de acordo com Rodney, Lázaro permanece no perímetro. Ele afirmou que uma das pessoas tentou retirá-lo de lá, mas não conseguiu.
“Eu queria deixar bem clara uma coisa aqui. Quem facilita a vida de foragido comete crime. Nós temos indícios que há outras pessoas ajudando e nós vamos chegar até elas. Nós estamos cada dia mais próximos dele e dessa rede criminosa que apoia, absurdamente, esse sujeito”, complementou.
Visto por moradores
O secretário também confirmou que ele foi visto mais uma vez, de longe, por uma pessoa da região. “Uma pessoa o viu. Depois da entrevista que fizemos com os dois presos, eles nos confirmaram que ele estava realmente lá. Temos um indicativo forte de onde ele pode estar, e vamos continuar a virar essa noite, quantas noites precisarmos, até prendê-lo”.
Rodney aproveitou a oportunidade para negar que alguém estivesse negociando a rendição do foragido. Segundo ele, vários advogados chegaram a procurar a polícia, mas nenhum deles tem procuração e nenhum afirmou que conversou com Lázaro.
Linha do tempo
– Quarta-feira (9) – A onda de crimes tem início quando o suspeito invade uma casa em Ceilândia. Lá, ele teria matado o empresário Cláudio Vidal, 48; dois filhos dele, Gustavo Marques, 21; e Carlos Eduardo Vidal, 15; e sequestrado a mãe deles, Cleonice Marques, 43.
– Sexta-feira (11) – Polícia Militar do DF inicia buscas pelo suspeito.
– Sábado (12), à tarde – polícia encontra o corpo de Cleonice Marques. Cadáver estava próximo de um córrego na região de Sol Nascente (DF). Mulher estava nua, de bruços e apresentava cortes na região das nádegas.
– Sábado (12), à noite – Três pessoas são baleadas em uma casa na zona rural de Cocalzinho de Goiás. Suspeito teria forçado vítimas a fazer comida para ele enquanto as obrigava a fazer consumo de drogas. No local, Lázaro supostamente rouba duas armas de fogo e munições.
– Domingo (13), à tarde – Chácara é invadida em Cocalzinho de Goiás. Proprietário encontra imóvel revirado e dá falta do carro, um Corsa vermelho.
– Domingo (13), noite – veículo é abandonado na BR-070, após avistar bloqueio policial próximo à cidade de Edilândia. Suspeito foge à pé, supostamente para região de mata. Investigadores ainda não confirmaram se responsável por abandonar carro é mesmo Lázaro.
Polícias militar e rodoviária federal destacam 120 policiais para o cerco, que tem auxílio de 3 helicópteros
– Segunda-feira (14), manhã – Mais policiais se juntam à operação de captura. Agora, são 210 agentes da PM-GO, PM-DF e Polícia Federal (PF) que atuam para detectar e prender Lázaro. Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodnei Miranda acompanha os trabalhos in loco.
– Segunda-feira (14), noite – Lázaro pede comida em uma chácara em Edilândia, mas diante da negativa do caseiro atira com uma pistola contra a propriedade. O caseiro, que também estava armado com uma espingarda, revida, fazendo com que o procurado fuja do local correndo a pé.
– Terça-feira (15), tarde – Moradores de uma fazenda em Cocalzinho de Goiás afirma ter avistado Lázaro passando pela propriedade. Desesperados, eles orientam os policiais sobre o caminho que ele seguiu.
– Terça-feira (15), tarde – Três pessoas – uma mulher e duas crianças – foram mantidas reféns de Lázaro Barbosa em uma propriedade rural que fica a 5 km de distância do povoado de Edilândia. Os reféns foram libertados após troca de tiros com a polícia e o suspeito fugiu por um Rio próximo da fazenda.
– Terça-feira (15), noite – Lázaro teria retornado a uma propriedade que invadiu pela manhã em busca de alimentos. O proprietário encontrou a casa revirada e deu falta de produtos alimentícios.
– Terça-feira (15), noite – Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda diz que equipes estão mais perto de capturar Lázaro e que não deixarão o local sem o suspeito.
– Quarta-feira (16), manhã – Secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda diz que suspeito não agiu nesta madrugada e que o cansaço será a estratégia para capturá-lo.
– Quinta-feira (17), manhã – A secretaria de Segurança Pública de Goiás informou que 20 policiais da Força Nacional vão auxiliar nas buscas por Lázaro, em Edilândia.
– Quinta-feira (17), manhã – Rodney Miranda, Secretário de Segurança de Goiás, afirmou que Lázaro está mais desgastado e cometendo mais erros.
– Quinta-feira (17), noite– Rodney Miranda, Secretário de Segurança de Goiás, confirmou que Lázaro foi visto pelo menos duas vezes e que houve pelo menos um confronto.
– Sexta-feira (18), manhã – Policiais encontraram uma vela de sete dias na região de mata de Edilândia, povoado de Cocalzinho de Goiás. O objeto, com o nome de Lázaro, foi localizado ainda na noite de quinta.
– Sexta-feira (18), manhã – Mãe de Lázaro fala pela primeira vez e pede ao filho que se entregue.
– Sexta-feira (18), manhã – Mãe de Lázaro fala pela primeira vez e pede ao filho que se entregue. Esposa do suspeito diz que ela e a filha sofrem ameaças e também pede que ele se entregue.
– Sexta-feira (18), tarde – Moradores de Girassol servem lanche a policiais e jornalistas, reconhecendo os esforços dos profissionais nas buscas por Lázaro e na divulgação de informações.
– Sábado (19), manhã – Policiais restringem para 10 km quadrados o perímetro de busca por Lázaro Barbosa. Helicópteros voltam a sobrevoar região. Forças de segurança auxiliam proprietários rurais que precisam alimentar os animais, mas estão com medo.
– Domingo (20), manhã – 270 policias seguem nas buscas por Lázaro.
– Domingo (20), tarde – Suspeita de Lázaro estaria em Águas Lindas é desmentida pela polícia.
– Segunda-feira (21), manhã – Lázaro Barbosa Sousa, 32, segue escondido em região de mata entre Edilândia e Girassol, em Cocalzinho de Goiás, segundo autoridades.
– Segunda-feira (21), tarde – Secretaria recebe quase mil denúncias sobre Lázaro, em 24h, a maioria trote. Além disso, o exército cedeu 40 rádios comunicadores para auxiliar as equipes. Segundo a SSP, cerca fica cada vez mais fechado.
– Terça-feira (22), manhã – Intensificação de barreiras em busca de Lázaro causa fila de carros na BR-070.
– Terça-feira (22), manhã – Um carro é encontrado queimado na região de Girassol.
– Terça-feira (22), tarde – Policiais encontram um lençol e um serrote na região de Girassol, a 4km de Águas Lindas.
– Quarta-feira (23), manhã – Comandante da Rotam explica porque a tropa deixou as buscas por Lázaro, no fim de semana.
– Quarta-feira (23), manhã – A secretaria de Segurança Pública pediu que um eventual advogado de Lázaro procurasse a força-tarefa para negociar a rendição.
– Quarta-feira (23), tarde – Disque Denúncia de Lázaro recebe 3,8 mil desde domingo. Polícia diz que há indicativos que suspeito tentou invadir uma casa, na noite de terça.
– Quarta-feira (23), noite – Secretaria de Segurança diz que carro encontrado queimado, na terça, possivelmente não tem relação com caso Lázaro.
– Quinta-feira (24), tarde – Em grande movimentação, policiais deixam QG em disparada pela região de Girassol. Lázaro teria invadido uma fazenda a 5km do povoado e buscas ocorrem na região.
– Quinta-feira (24), noite – Em coletiva de imprensa, secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, informa que duas pessoas suspeitas de auxiliarem Lázaro foram presas. Elas estavam com armas que supostamente foram utilizadas por ele. Secretário também afirmou que ele foi visto novamente, dentro do perímetro estabelecido pela polícia.
Artur Dias
Do Mais Goiás