A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que já contabiliza 6.937 doses perdidas de vacina contra a Covid-19, isto é, que faltaram nos frascos dos imunizantes que chegaram a capital. Segundo a pasta, esse número é referente ao total de remessas que foram enviadas a Goiânia desde o início da vacinação.
De acordo com a secretaria, foram aproximadamente 3,5 mil frascos de vacina Coronavac que chegaram em Goiânia com menos doses. O oposto ocorreu com as vacinas da Astrazeneca: conforme a pasta, aproximadamente 567 doses vieram a mais do que o normal em frascos do imunizante que chegaram na capital desde que começou a vacinação.
O problema das doses perdidas já havia sido relatado em uma reunião que ocorreu no início deste mês entre a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), Verônica Savatin, e gestores municipais. Na ocasião, a entidade informou ao Mais Goiás que o fato tem sido relatado em outros municípios como Cristianópolis e Jandaia, mas pode estar ocorrendo em vários outros.
Quanto às doses perdidas de Goiânia, a SMS declarou que “o ocorrido já foi relatado a Secretaria Estadual de Saúde que irá informar o Ministério da Saúde”.
Ton Paulo
Do Mais Goiás