De sexta (22) para sábado (23), os termos “exército”, “máscara” e “Paint” pipocaram nas redes sociais. O motivo? O site da Organização Militar Centro de Avaliações do Exército publicou fotos de militares usando máscaras um tanto quanto diferentes: elas foram adicionadas digitalmente usando técnicas básicas de edição de imagem.
Tão básicas que é perceptível que são fake. A internet, claro, não deixou barato e fez todo tipo de piada com a situação. O Paint (software mais básico de desenho) nunca foi tão utilizado.
Veja os melhores memes das novas máscaras do Exército:
Nesta publicação, o influenciador digital Felipe Neto destaca a edição rudimentar das máscaras no rosto dos militares.
A partir daí, o meme tomou forma e humor.
De acordo com o site Congresso em Foco, a publicação do Exército foi feita no dia 17 de novembro, mas foi apagada. Entretanto, através da busca em cache do Google, é possível acessá-la. Clique aqui e veja.
Questionado pelo UOL, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) informou que abriu um processo administrativo para apurar a edição.
A respeito do assunto veiculado em perfil particular em rede social e replicado pela imprensa, o Centro de Avaliações do Exército abriu um processo administrativo para apurar a veracidade dos fatos. Nossa instituição preza por todos os cuidados de preservação da vida e de prevenção à covid-19, como se pode verificar no site da Organização Militar em questão. Informaremos assim que as respectivas apurações resultarem em fatos concretos e oriundos de fontes confiáveis
O site também procurou a assessoria de imprensa do Exército Brasileiro sobre o episódio. Em resposta, a entidade informou que a página que publicou as fotos originalmente não é do Exército, e sim de uma Organização Militar, cuja descrição aponta que planeja, coordena, controla e executa avaliação e apreciação de Material de Emprego Militar, avaliação técnica de Produto Controlado pelo Exército, exame de valor balístico de munição e colaboração técnica envolvendo material de interesse do Exército.