O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na última sexta-feira (25), a tabela de tempo no horário eleitoral gratuito baseado na representatividade dos partidos na Câmara de dos Deputados. Com isso, também foi exposto aqueles que não terão o tempo na TV e rádio. Em Goiânia, ficam de fora algumas legendas com candidatos à prefeitura, como PCO, DC, UP e PCB.
Segundo a portaria, “os partidos PMN, PTC, DC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não terão acesso ao horário eleitoral gratuito nas Eleições 2020, em observância ao disposto no inciso I do parágrafo único do art. 3º da Emenda Constitucional nº 97/2017”.
A mencionada portaria diz o seguinte: “Terão acesso aos recursos do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão os partidos políticos que: na legislatura seguinte às eleições de 2018: obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 1,5% (um e meio por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% (um por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou tiverem elegido pelo menos nove Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.”
Partidos sem tempo
Ao Mais Goiás, a UP – que tem como candidato à prefeitura de Goiânia Fábio Júnior – informou que “acredita no diálogo direto com os trabalhadores e, por isso, nossa campanha tem como principal objetivo buscar esse apoio visitando feiras, ocupações, buscando contato com trabalhadores precarizados, de call centers, professores, etc.”
Ainda segundo a sigla, com a pandemia, a abordagem tradicional do corpo-a-corpo ficou limitada, “então dentro das medidas necessárias estamos nos organizando, para fazer essa campanha presencial da maneira mais segura possível”.
Já Leonardo Batista, presidente do DC estadual, afirmou que a sigla tradicionalmente não tem tempo de TV e Rádio e, mesmo assim, consegue eleger vereadores e outros candidatos. “Hoje temos um diferencial. O nosso candidato, Gustavo Gayer, é um dos nomes predominantes nas redes sociais em Goiânia, Goiás e Brasil.”
Para ele, então, essa ausência de tempo não preocupa o DC. “É um partido que irá se destacar nas redes sociais.” O portal também tenta contato com o PCB, de Antônio Neto, e o PCO, de Vinícius Gomes. O espaço segue aberto.
Vale destacar que o candidato da UP aparece na primeira pesquisa eleitoral (Serpes) com 2,0% das intenções de voto. O do DC, 1,3%; e PCB, 1,0%. Eles estão à frente de siglas com tempo na TV, como Pros, PV, PSDB e PSL.
Mais tempo
Os partidos com mais tempo serão: PT (54 deputados federais); PSL (52); Progressistas (38), que em Goiânia não tem candidato próprio e apoia a chapa de Vanderlan Cardoso (PSD); PSD (35); e MDB (34). A propaganda eleitoral gratuita na rádio e TV vai de 9 de outubro a 12 de novembro. O primeiro turno da eleição acontece em 15 de novembro.
Francisco Costa
Do Mais Goiás | Em: 27/09/2020 às 13:44:12