O homem de 36 anos preso na última segunda-feira (1º), em Uruaçu, por transportar minhocuçus em uma caminhonete foi multado em R$ 5,6 milhões pelo Ibama. O flagrante foi feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que constatou a presença de 13 mil animais distribuídos em sacos de TNT e caixas, dentro do veículo.
Os minhocuçus, conhecidos como minhocas gigantes, são geralmente capturados para serem usados como iscas vivas em pescarias. Entretanto, a venda de animais silvestres sem autorização é ilegal, sob pena de assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), além do pagamento de multa.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia, onde passarão por um período de quarentena, para, posteriormente, serem reintegrados à natureza.
Porangatu
O 1° Batalhão da Polícia Militar Ambiental apreendeu 72 minhocuçus que estavam sendo transportados na garupa de uma motocicleta conduzida por um homem de 50 anos, em Porangatu, também no Norte do estado. Segundo a PM, os animais foram encontrados dentro de uma caixa de madeira, juntamente com artigos de pesca.
De acordo com a polícia, o homem não possuía registros anteriores de crime ambiental. Ele assinou um TCO e foi liberado em seguida.
Leicilane Tomazini
Do Mais Goiás | Em: 03/06/2020 às 13:18:39